Bakhtiari no Irã

Outrora zoroastrianos, cerca de um milhão de Bakhtiari vivem nas montanhas Zagros do Irã como pastores e tecelões de tapetes, embora alguns se dediquem à agricultura e ao comércio. São muçulmanos xiitas, como a maioria iraniana. O petróleo os ajudou a ter algum contato com o exterior e alguns vivem em centros urbanos. Sem isso, a tribo e o clã permanecem centrais para seu estilo de vida. Suas mulheres têm mais liberdade que a maioria das mulheres muçulmanas.

Obstáculos ao Ministério: Há muitas razões pelas quais o povo Bakhtiari não tem respondido ao evangelho. Estão geograficamente isolados por causa de terras inóspitas. As divisões dos clãs os mantêm socialmente isolados. Assim, os esforços evangelísticos podem precisar ser feitos clã por clã.

Idéias ao Ministério: Há muitas ferramentas evangelísticas em uma língua que o povo Bakhtiari pode compreender. Há transmissões de rádio e de TV, gravações do evangelho, porções das Escrituras e o filme JESUS.

Foco Escritura: "Portanto, eis que lhes farei conhecer, desta vez lhes farei conhecer a minha mão e o meu poder, e saberão que o meu nome é Senhor." Jeremias 16:21

Oração das Escrituras: Ore para que o povo de hoje entenda de coração que Deus é todo-poderoso e que Ele pode dar ou reter bençãos.

Foco de Oração: Ore para que a igreja interceda por essas pessoas e se programe alcançá-las por meio de trabalhadores do petróleo e empresas comerciais de mulheres, clã por clã. Ore para que as mulheres se tornem crentes que ensinam o evangelho a seus filhos. Ore por um movimento de fazedores de discípulos entre o povo Bakhtiari nesta década.

 


Apresentado por Projeto Josué